sábado, 26 de junho de 2010

VAMOS PLANTAR PORTUGAL

Depois da grande acção nacional LIMPAR PORTUGAL levada a efeito em todo o país e onde intervieram equipas mórmons do programa de voluntariado MÃOS QUE AJUDAM está já em marcha uma nova grande acção cívica a nível nacional, trata-se do PLANTAR PORTUGAL ( http://www.plantarportugal.org/pt/ ) cujo cartaz dinamizador apresentamos aqui.

Que todos os voluntários mórmons Mãos que Ajudam participem neste campanha para que quando partirmos desta terra a tenhamos deixado melhor do que a encontrámos.

Posted by Picasa

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Benefícios do Mel

O mel é tudo de bom. Este saboroso alimento, que pode ser apreciado com cereais, leite, iogurte, frutas e pão, possui propriedades terapêuticas que são conhecidas desde os tempos mais remotos. O produto fabricado pelas abelhas não serve apenas para satisfazer o paladar: ele também pode ser utilizado para cuidar da saúde do organismo e trazer mais vitalidade para o dia-a-dia.

O que o faz tão poderoso? Propriedades como ação bactericida, anti-séptica, cicatrizante e também revigorante.

Além de açúcares (glicose e frutose), esse líquido viscoso, de cor castanho-amarelada, é composto por vitaminas do complexo B, C, D e E, minerais (cálcio, cobre, ferro, magnésio, fósforo e potássio, entre outros) e um teor considerável de antioxidantes (flavonóides e fenólicos).

Fabricado a partir do néctar das plantas, o mel é um alimento altamente estável e energético. O sabor e a coloração variam conforme a florada. Porém, as propriedades terapêuticas estão presentes em qualquer tipo de mel puro.

Mel para a saúde

Quando o assunto é gripe, resfriado, tosse ou dor de garganta, não há quem não receite o mel como um remédio milagroso. E acredite: ele não é benéfico apenas para o alívio desses males. Estudos mostram que ele é bom auxiliar no tratamento de doenças do coração, problemas pulmonares, de visão e até em tratamento de anemias.

E não pára por aí. Como contém alto teor de fibras solúveis, funciona como regulador intestinal e facilitador da digestão.

Devido às suas propriedades anti-microbianas e anti-sépticas, ele também é muito utilizado para prevenir infecções e ajudar na cicatrização de feridas. Além disso, o mel possui oligo-minerais (como selênio, manganês, zinco, cromo, alumínio) que contribuem para o bom funcionamento do nosso corpo.

É considerado também uma fonte de energia. A frutose presente no mel é guardada no fígado na forma de glicogênio para ser utilizada quando o organismo precisar.
Por tudo isso, você vai concordar: vale a pena trocar as colheradas de açúcar pelas de mel. Mel é saúde.

Posted by Picasa

TRIGO À BRÁZ

Ingredientes:

1 embalagem Batata Frita palha
400 gramas de Trigo

2 Cebolas grandes
1 dl. Azeite
2 dentes Alho
alho francês q.b
Salsa picada
Azeitonas Pretas
6 Ovos
Sal
Pimenta q.b (facultativo)


Preparação:

1. Começe por demolhar e cozer o trigo até ficar macio. Reserve.
Depois do trigo cozido, pode começar!


2. Pique as cebolas, os dentes de alho e o alho francês, finamente, e deixe alourar no azeite. Quando a cebola começar a ficar translúcida, coloque o trigo e deixe cozinhar. Tempere de sal.


3. Adicione a batata palha, mexa muito bem e deixe aquecer.


4. À parte, bata os ovos, temperados com pimenta moída e deite no tacho. Envolva bem, mexendo sempre com uma colher de pau, até os ovos estarem cozidos.

5. Polvilhe com salsa picada e decore com azeitonas pretas, e acompanhe com uma salada de alface.

Bom Apetite!

Posted by Picasa

quarta-feira, 23 de junho de 2010

O que se pode fazer para poupar energia?
Há muitos locais na Web que dão ideias sobre como poupar energia. Aqui tem algumas:

  • Altere o seu comportamento relativamente ao transporte, pense mais em termos de transporte público, se for possível, caminhe ou vá de bicicleta em vez de utilizar o carro.
  • Diminua 1º C o aquecimento em casa, mantenha as janelas fechadas enquanto aquece, vista roupa mais quente.
  • Escolha produtos com embalagens mais leves.
  • Desligue as luzes e aparelhos quando não estão a ser utilizados, use lâmpadas de baixo consumo.
  • Reutilize os sacos de plástico para ir e guardar as compras.
  • Use o micro-ondas em vez do fogão para aquecer a comida.
  • Utilize baterias recarregáveis em vez das descartáveis.
Posted by Picasa

SE QUISER PODE TAMBÉM FAZER

Pãezinhos Alemães

15 minutos + 1hora + 15 minutos

Ingredientes:

300 gr de farinha

25 gr fermento padeiro

Sal q.b.

1 colh sopa açúcar

2 colh sopa óleo

2 dl leite morno

Ovo para pincelar

1. Meça o leite e retire um pouco numa tigela onde desfaz o fermento com o açúcar. Espere cerca de 15 minutos até se formarem bolhinhas. Junte o sal.

2. Entretanto misture ligeiramente a farinha com o restante leite e óleo e deixe repousar.

3. Junte o fermento e amasse muito bem durante cerca de 10 minutos numa superfície enfarinhada. Poderá ser necessário juntar mais leite ou farinha mas trabalhe a massa cerca de 5 minutos antes de tomar essa decisão.

4. Saberá que a massa está bem trabalhada quando pegar num pouco de massa e a conseguir esticar sem romper.

5. Faça pãezinhos e deixe levedar em tabuleiro polvilhado de farinha, coberto com pano e em local quente, até duplicarem de tamanho. Pincele com ovo batido.

6. Pulverize com água e coloque em forno aquecido a 190ºC, com uma tigela/forma com água no fundo do forno para manter uma certa humidade.

Alternativas: Antes de levedar pode estender a massa com rolo e rechear com chouriço, bacon, queijos, frango, atum, chocolate, frutas, o que desejar. Se utilizar farinha integral deverá adicionar mais leite e óleo. Rende cerca de 15 pãezinhos.

Pão Integral

15 minutos + 1hora + 30 minutos

Ingredientes:

560 gr farinha integral

350 gr água morna

2 colh. chá açúcar

1 colh chá sal

2 colh sopa óleo

1 pacote fermento padeiro (25 gr) ou 1 pacote Fermipan

1. Meça a água e retire um pouco numa tigela onde desfaz o fermento com o açúcar. Espere cerca de 15 minutos até se formarem bolhinhas. Junte o sal.

2. Entretanto misture ligeiramente a farinha com a restante água e óleo e deixe repousar.

3. Junte o fermento e amasse muito bem durante cerca de 10 minutos numa superfície enfarinhada. Poderá ser necessário juntar mais água ou farinha mas trabalhe a massa cerca de 5 minutos antes de tomar essa decisão.

4. Saberá que a massa está bem trabalhada quando pegar

num pouco de massa e a conseguir esticar sem romper.

5. Deixe levedar em tabuleiro polvilhado de farinha, coberto com pano e em local quente, até duplicar de tamanho.

6. Pulverize com água e coloque em forno aquecido a 190ºC.

Posted by Picasa

Aquele que foi o quarto maior lago do mundo, agora é um cemitério poeirento

de embarcações que nunca mais zarparão...

VALORIZE A ÁGUA!

EM ALGUNS LUGARES ELA

JÁ NÃO EXISTE...


”Fala-se tanto da necessidade de deixar um planeta melhor para os nossos filhos e, esquece-se da urgência de deixarmos filhos melhores para o nosso planeta.”

Posted by Picasa
Posted by Picasa

Carta da primeira presidência


A carta a seguir, de 20 de Janeiro de 2002, foi enviada aos líderes do sacerdócio.

"Os líderes do Sacerdócio e da Sociedade de Socorro devem ensinar a importância do armazenamento doméstico e de se possuir uma reserva financeira. Esses princípios podem ser ensinados em conselhos de ala ou num quinto domingo, nas reuniões de sacerdócio e da Sociedade de Socorro. Os membros da Igreja podem começar o seu armazenamento doméstico com os géneros de primeira necessidade que seriam necessários para mantê-los vivos se não houver nada mais para comer. Dependendo de onde os membros residam, esses géneros podem incluir água, trigo ou outros cereais, leguminosas, sal, mel ou açúcar, leite em pó e óleo comestível. (...) Quando os membros tiverem armazenado o suficiente para atender às necessidades da família por um ano, eles poderão acrescentar outros itens que estão acostumados a utilizar no dia a dia. Alguns membros não têm dinheiro ou o espaço para tal armazenamento, e outros são proibidos por lei de fazer o armazenamento de alimentos para um ano. Esses membros devem armazenar tanto quanto as suas circunstâncias o permitirem. As famílias que não têm os recursos para adquirir o suficiente para um ano, podem começar seu armazenamento comprando alimentos que durem alguns meses. Os membros devem ser prudentes e não entrar em pânico ou ir a extremos nesse empenho. Por meio de planeamento cuidadoso, a maioria dos membros da Igreja poderá, com o tempo, estabelecer tanto uma reserva financeira, quando armazenar, para um ano, géneros de primeira necessidade."

Posted by Picasa

Contra-indicações

O trigo, assim como o malte, a cevada, a aveia e o centeio, possui o glúten na sua composição, desta forma, não deve ser consumido por portadores da doença celíaca, já que a mesma traz como consequência ao organismo (caso tenha consumido estes alimentos), uma atrofia nas mucosas do intestino delgado, prejudicando o organismo e a absorção de diversos nutrientes.

Posted by Picasa

segunda-feira, 21 de junho de 2010

DICAS
Evite que a fruta apodreça, colocando na fruteira um alho cortado ao meio.

ROLO DE TRIGO

INGREDIENTES

1 cebola picada e refogada em azeite

200 gr de farelo de trigo

400 gr de carne picada

queijo ralado

fiambre

1 ovo

coentros

10 fatias de bacon finas

margarina q.b.

1 caldo knorr

COMO FAZER
Demolha-se o farelo de trigo com água a ferver e um caldo knorr.

Depois de espremer o farelo junta-se à carne picada, e junta-se a cebola o sal o ovo para ligar os coentros e ervas aromáticas.

Espalha-se a carne sobre uma folha de alumínio e dispõe-se o recheio, e enrola-se com cuidado.

Coloca-se no tabuleiro e dispõe-se as fatias de bacon apertando ligeiramente para dar forma.

Põe-se algumas nozinhas de margarina por cima e um pouco de cerveja e vai ao forno a 175º cerca de 20 minutos.

Posted by Picasa

sábado, 19 de junho de 2010

PROVAVELMENTE, VALERÁ A PENA LER, MEDITAR E AGIR ...

Se quiser comer carne, lembre-se da “Palavra de Sabedoria” que recomenda que o deve fazer moderadamente em tempos de frio ou de fome. (D&C 89)

Porém, tenha em atenção o seguinte, o consumo de carne tem para além de outros os seguintes inconvenientes de ordem ecológica.

- Se consumíssemos os grãos que plantamos em vez de os dar aos animais, a escassez de alimentos, a nível mundial desapareceria quase como da noite para o dia. 100 acres produzem carne para 20 pessoas, mas trigo suficiente para alimentar 240.

- Metade das florestas tropicais do mundo foram substituídas por pasto para o gado.

- As queimadas feitas com o intuito de crescer pasto são responsáveis por 20% dos gases que provocam efeitos de estufa.

- Todos os anos cerca de 1 000 espécies são extintas devido à destruição de florestas tropicais.

- Nos Estados Unidos, 260 milhões de acres de florestas foram cortados, cedendo espaço a lavouras destinadas a alimentar o gado para que as pessoas possam comer carne.

- Milhões de toneladas de grãos são destinadas, por ano, à alimentação de animais, para que alguns se alimentem, enquanto 500 milhões de outras pessoas vivendo em países carenciados passam fome.

- A cada seis segundos uma pessoa morre de fome (60 milhões por ano) porque a maioria da população mundial não vive sem carne.

- A quantidade de água potável diminui, sendo que as fazendas de criação de gado são responsáveis pelo consumo significativo deste precioso bem. Para além de os produtos derivados da carne serem os maiores poluidores da água.

Por tudo isto e muito mais, vale a pena repensar no nosso tipo de alimentação.

Para finalizar, lembro que a Revista Visão (portuguesa) publicou um excelente artigo , com honras de capa, intitulado “Pecado da Carne” que quem o leu, certamente ficou com pouca vontade de consumir carne, a não ser parcamente.

pecado da carne

O artigo da autoria de Patrícia Fonseca na revista Visão n.º 869, intitulado "Os pecados da carne", cujo lead transcrevemos a seguir:


"Mais de 75% das doenças surgidas na última década estão comprovadamente relacionadas com os animais que comemos. Entre as crises mediáticas, como a das «vacas loucas» ou a da «gripe suína», há um dia-a-dia de perigos silenciados - em nome da satisfação dos consumidores, que comem cada vez mais carne, mas também do lucro de produtores e distribuidores. As autoridades de vigilância são as primeiras a admitir que a detecção de ingredientes proibidos é «complexa» - num reconhecimento implícito de que a saúde dos consumidores continua em risco."

O artigo é extenso e incide sobretudo nos efeitos perniciosos para a saúde do consumo excessivo de carne aliado à sua produção intensiva, mas aborda também os efeitos ambientais da pecuária de "produção maciça" e questões relacionadas com o bem estar dos animais.

Agora que está mais bem informado será que dá para perceber porque queremos desenvolver este espaço que dá pelo nome de mormolândia ?

UM NUTRITIVO, RÁPIDO E PRÁTICO PEQUENO ALMOÇO
À noite antes de se deitar coloque num termo água a ferver e uns grãos de trigo.
Quando se levantar pela manhã verá que o trigo está cozido e pronto a ser servido.
Coloque os grãos numa chávena com leite, acrescente frutas secas ou frescas a gosto e adicione mel se desejar.
Vai ver que vai adorar degustar este rápido e prático pequeno almoço

Uma boa salada para além de um nutritivo alimento é sempre muito agradável, especialmente nos dias mais quentes, por isso recomendamos-vos que experimentem fazer a

Salada Taboulé

15 minutos

Ingredientes:

1 chávena de trigo cozido

1 pepino grande aos cubos

3 tomates aos cubos

2 alhos franceses (parte branca)

1 chávena de salsa picada

4 colher de sopa com azeite

4 colher de sopa com sumo limão

¼ chávena de hortelã fresca picada (opcional)

Sal q.b.

Pimenta q.b.

1. Coza o trigo e esprema-o sem amassar.

2. Corte em cubos pequenos os tomates, pepino,

3. Corte em rodelas finas os alhos francês.

4. Misture os vegetais delicadamente e tempere na hora de servir.

Alternativas: Pode juntar milho e outros vegetais.

Posted by Picasa

sexta-feira, 18 de junho de 2010

BEBA ÁGUA
Por ser um hábito saudável devemos beber água com frequência. Todos os organismos vivos apresentam 50 a 90 % de água em si.
O nosso corpo é constituído por 70% de água, que em constante movimento hidrata, lubrifica, aquece, transporta nutrientes, elimina toxinas e repõe energias, para além de outras utilidades.

O trigo

O trigo é um cereal básico para a civilização: o seu cultivo segue paralelo à história da antiguidade e da modernidade. E é utilizado principalmente como base de farinhas para fabricar um alimento essencial, o pão. Na Internet, a busca do trigo rapidamente leva a sites que nos falam de sua importância. Para começar, é a matéria-prima do pão em grande parte do mundo. E seus historiadores afirmam que é cultivado pelos seres humanos há dez mil anos.

Este cereal, acrescenta o site sobre a história do trigo, é uma fonte fundamental de nutrientes e energia para nossa civilização. Um site sobre o cultivo do trigo nos recorda que se trata de uma planta da família das gramíneas, da qual existe uma grande variedade. Entretanto, as mais utilizadas são a Triticum durume o Triticum compactum. “E o trigo para farinha heplaxóide chamado Triticum aestivum é o cereal utilizado para fabricar pão mais cultivado no mundo”, acrescenta o site.

Já no site O trigo são definitivos: “O trigo é a planta mais amplamente cultivada no mundo. O trigo que cresce na terra pode, inclusive, superar a quantidade de todas as demais espécies produtoras de sementes, silvestres ou não. Cada mês é feita uma colheita de trigo maduro em algum lugar do mundo. É a colheita mais importante dos Estados Unidos e do Canadá e cresce em extensas áreas em quase todos os países da América Latina, Europa e Ásia.

No leste do Iraque, acrescentam, foram encontrados grãos carbonizados de trigo com mais de seis mil anos. O trigo, da mesma forma que outros cereais, como o arroz na Ásia ou o milho em certas regiões da América Latina, foi um detonante essencial das civilizações. A grande virtude desse grão é que pode ser moído, uma tarefa que se realizou desde a antiguidade, com moendas de pedra, e que teve seu momento mais romântico nos moinhos de vento.

Atualmente, o trigo é um alimento fundamental para a humanidade, que o consome em grande parte da superfície do planeta. Talvez por essa razão sua taxinomia seja objeto de estudo e os pesquisadores analisem as melhores maneiras de cultivá-lo. A Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) destaca sua importância como nutriente da humanidade. E, mais ainda, este cereal move um ativo mercado. Tudo parece indicar que a produção de trigo no mundo é suficiente, mas nem sempre está bem repartida.
Posted by Picasa

LASANHA

INGREDIENTES

Uma colher de chá de trigo em grão previamente cozido

Uma lata de tomate ou um quilo de tomate fresco

Uma colher de sopa de ervas aromáticas (coentros, tomilhos, cominho, manjericão)

Duas cebolas médias

Dois dentes de alho ou uma colher de café de alho em pó

Quatro colheres de sopa de azeite

Dois cubos de caldo Knorr de carne ou legumes (opcional)

Um pacote de massa para lasanha

Sal q.b.

Cem gramas de carne picada (opcional)

Cem gramas de queijo ralado

Molho bechamel

Meio litro de leite

Duzentas gramas de farinha de trigo

Sessenta gramas de manteiga

COMO FAZER

Num tacho deite o azeite, cebola cortada em meia lua, os alhos picados, ervas aromáticas, tomate cortado sem pele e sem sementes e deixe estufar em lume brando durante 10 a 15 minutos, junte também o caldo Knorr, ou sal.

De seguida junte o trigo, a carne picada e um pouco de água para não pegar ao tacho.

Deixe estufar mais um pouco de cinco a dez minutos para incorporar todos os ingredientes.

Por fim, coloque num tabuleiro o preparado de trigo intercalado com as placas de massa de lasanha até terminar com a massa.

Cubra com o molho bechamel e queijo ralado-

Vai ao forno previamente aquecido (180 graus) durante vinte minutos

Depois de gratinado serve acompanhado de salada verde (alface e agrião).

Posted by Picasa

ERVILHAS COM TRIGO E OVOS (para 4 pessoas)

INGREDIENTES

- Um pacote de ervilhas congeladas ou um quilo de ervilhas frescas

-Um cubo de knorr de legumes (opcional)

- Uma cebola grande

- Dois dentes de alho

-Um ramo de salsa

- Quatro colheres (sopa) de trigo

- Um ou dois ovos por pessoa

- Três colheres (sopa) de azeite

- 200 gramas de chouriço (opcional)

- Duas ou três batatas

- Sal

- Especiarias a gosto (pimenta, nós moscada, colorau, cominhos, tomilho, gengibre)

COMO FAZER

Num tacho estufam-se as ervilhas, a cebola, o azeite, o alho, o chouriço e as especiarias durante dez minutos a baixa temperatura e com o tacho tapado. De seguida junta-se o trigo previamente cozido e deixa-se estufar mais cinco minutos, se necessário acrescente um pouco de água.

Finalmente junte as batatas às rodelas, cubra com água suficiente para cozer as batatas em chama média.

Quando estiver a ferver abra os ovos um a um para escalfar.

Quando a batatas estiverem cozidas está pronto.

Se desejar coloque um ramo de hortelã e apague o fogão.

Acompanha com salada de alface

Bom apetite

Posted by Picasa

COMO COZER O TRIGO

Existem pessoas que ainda têm alguma dificuldade em cozer o grão de trigo, devido à sua dureza, porém, poderá fazê-lo da seguinte maneira:

Coloque uma chávena de chá de trigo (lavado) numa panela com bastante água e deixe ferver de 20 a 30 minutos em lume médio, de seguida apague o fogão e deixe-o a repousar durante várias horas ou de um dia para o outro.

Pode fazer o mesmo procedimento com uma panela de pressão fervendo apenas metade do tempo.

Depois de cozido pode utilizar o trigo e a água da cozedura, ou então guarde-o escorrido em saquinhos no congelador do seu frigorífico para posteriores aplicações.

Posted by Picasa