sexta-feira, 30 de julho de 2010

Eles são tão populares como a louça de barro … por isso vamos aprender a fazer os

Croquetes de Trigo

20 minutos + 2 horas

Ingredientes:

2-3 chávenas carolo* de trigo cru

1 cháv. carolo de trigo cozido (cerca de 2 horas no termos)

3 ovos

Cenoura ralada q.b.

Cebola picada q.b.

Alho picado q.b.

Polpa de tomate q.b.

Espinafres picados (opcional)

couve picada (opcional)

Farinha q.b.

Pão ralado q.b.

Coentros picados a gosto

azeite q.b.

Piripiri q.b.

Mistura de especiarias

COMO FAZER

1. Faça um refogado com a cebola, alhos e polpa de tomate.

2. Adicione a cenoura ralada e vegetais. Deixe cozer e arrefecer.

3. Junte o carolo cozido e envolva muito bem com as mãos ou robot.

4. Junte o carolo cru em quantidade até ganhar consistência.

5. Junte os ovos e o azeite.

6. Adicione pão ralado e farinha até conseguir moldar os croquetes.

7. Pane e frite ou asse.

Alternativas: Pode juntar vegetais variados. Pode congelar.

*carolo de trigo = o trigo é triturado grosseiramente e o carolo é a parte peneirada.

Posted by Picasa

terça-feira, 27 de julho de 2010

Estamos sob temperaturas anormalmente altas em Portugal

Embora saibamos que estamos no Verão, hoje, dia 27 de Julho de 2010, está a ser divulgado pelas televisões nacionais, imagens de 17 incêndios que estão em fase de rescaldo ou ainda bem ativos, especialmente a norte do país, embora o mais grave tivesse ocorrido perto de Alcácer do Sal, no Distrito de Setúbal, a sul do país.

Os registos da meteorologia nacional apontam para uma situação anormal, atendendo que há mais de cem anos não se registavam temperaturas tão elevadas em Portugal, com os termómetros a marcarem os 40 graus centígrados.

As temperaturas altamente elevadas, são um perigo para a densa mancha florestal portuguesa, este ano mais vulnerável, atendendo a que o Inverno foi bastante chuvoso e como tal os matos cresceram bem e agora encontram-se secos ocasionando a eclosão de vários incêndios que estão a ser combatidos por um exército de cerca de 10 000 bombeiros, apoiados por duas mil viaturas de combate aos fogos e por cerca de seis dezenas de meios aéreos, helicópteros ligeiros e pesados e aviões.

As autoridades nacionais dizem ser ainda cedo para se afirmar que se está perante uma onde de calor, porém, o facto é a realidade sentida por todos e os registos da meteorologia.

Solicita-se a todos que não façam fogueiras nas florestas, evitem fazer lume nas zonas florestais seja sob que pretexto for e não deite pontas de cigarros para o chão, as autoridades terão tolerância zero para com os prevaricadores.

Em caso de incêndio florestal ligue de imediato para os números de emergência 112 ou 117

Posted by Picasa

segunda-feira, 26 de julho de 2010



Petição para terminar com o brutal massacre de mais de


20 000 golfinhos no Japão



O activista Richard (Ric) O'Barry (nascido em 1941), director da actual Campanha, “Salvem os Golfinhos do Japão”, apresentada no filme “The Cove”, foi inicialmente conhecido na década de 1960 por capturar e treinar os cinco golfinhos que foram utilizados na conhecida série de TV "Flipper". Em 2007, este ativista dos golfinhos começou a expor juntamente com o diretor Louie Psihoyos e uma dedicada equipa de cineastas o que realmente acontecia durante a caça dos golfinhos no Japão. O'Barry usou o filme-documentário “The Cove”, vencedor de um Oscar para Melhor Documentário em 2009 e de outros premios do público de todo o mundo, incluindo Sundance, Silverdocs, e Hot Docs, para mostrar como ele e a sua equipa se infiltraram numa enseada fortemente vigiada em Taiji, no Japão. Usaram para isso equipamentos e táticas nunca antes usados pelos cineastas para a obtenção de imagens que o governo japonês se recusou a permitir que a equipe de filmagem capturasse, tais como as técnicas secretas usadas na caça anual dos golfinhos quando estes se movimentavam na região. Puderam assim testemunhar e documentar atividades que eram deliberadamente escondidas do público, provando que mais de 20.000 golfinhos-roazes e botos são capturados todos os anos. Alguns são vendidos a parques marinhos em todo o mundo, mas a maioria são abatidos e a sua carne, que contem níveis tóxicos de mercúrio, está a ser vendida e consumida por crianças em idade escolar, no Japão e a outras partes da Ásia, sendo muitas vezes identificada como carne de baleia.



A maioria do mundo não sabe que isto está a acontecer todos os anos entre Setembro e Março porque a enseada de Taiji é bloqueada ao público. Cameras não são permitidas lá e os média não documentam a história. Mas através deste documentário, “The Cove” a verdade já pode ser do conhecimento público.


Chris Columbus, diretor de Harry Potter disse a respeito do filme:"Incrivelmente comovente, assustador, fascinante, um filme fantástico, um dos melhores documentários que já vi em anos.”



Para ajudar a parar esta matança de golfinhos, Ric O’Barry incentiva todos a visitarem o site, http://www.savejapandolphins.org/ SaveJapanDolphins.org para assinarem a petição. Também no Facebook, pode-se encontrar esta petição que se chama "End the Brutal Killing of More Than 20,000 Dolphins Every Year in Japan" feita pelas pessoas que realizaram o documentário. Se gosta de animais, não hesite, ASSINE! Temos que parar com este massacre monstruoso! São precisas mais de 1 milhão de assinaturas para a petição ao presidente Obama e para o governo japonês. Perto de um milhão de pessoas já assinaram a campanha, mas isto é apenas o início, pois a matança ainda continua.



Entre no site: http://www.savejapandolphins.org/ para assinar a petição.


Ou entre no Facebook e assine a petição aqui http://apps.facebook.com/causes/petitions/252?m=a4681d42&recruiter_id=64477214&ref=mf


Veja no Youtube o trailler do filme “The Cove” http://www.youtube.com/watch#!v=4KRD8e20fBo&feature=related


Informe-se sobre o filme no site oficial http://thecovemovie.com/

domingo, 25 de julho de 2010

VEJAM COMO UM JUDEU PODE ENVERGONHAR UM MÓRMON

O texto que reproduzimos a seguir é uma mensagem que nos foi remetida pelo nosso irmão Marcelo e pelo seu interesse e com sua aprovação divulgamos para todos os nossos visitantes.
O titulo é de nossa responsabilidade.

Caros Irmãos

Gostaria de agradecer a todos pelas apostilas sobre armazenamento enviadas. Na realidade não eram para mim (mas creio que deveria, não é ? ). Vou compartilhar o propósito pelo qual pedi a ajuda de todos.

Tenho um colega de trabalho, que com os anos se tornou um grande amigo . Ele é judeu. Tenho aprendido muito sobre a cultura judaica e adquiri respeito e admiração por eles. Ele pergunta muito sobre nossa doutrina e hábitos . Recentemente ele compartilhou comigo que duas coisas o marcaram profundamente, quando ele visitou o Templo de Campinas, na visitação pública. Primeiro ele ficou encantado com a pia batismal apoiada sobre os doze bois; ele como judeu comentou que ficou ponderando muito sobre aquele simbolismo. Mas o que mais o fez nos invejar, no bom sentido, foi o programa de bem-estar, principalmente sobre as técnicas de armazenamento. Assim ele muito humildemente chegou a mim pedindo se eu não teria como conseguir material sobre armazenamento caso fosse possível compartilhar para não membros da igreja . Ele enfatizou que já havia pesquisado e como na opinião deles a Igreja é a maior autoridade no assunto, veio até mim.

Com tudo isto comprei vários materiais disponíveis da Igreja, imprimi os materiais que vocês me enviaram e dei de presente. Ele ficou imensamente feliz. Comentou comigo que vai começar o armazenamento dele pois anda preocupado com certos acontecimentos.

A parte vergonhosa veio logo a seguir quando ele me perguntou se eu tinha armazenamento para um ano. Com vergonha tive de admitir que não e ouvi uma dura deste meu amigo : “ Você deveria dar mais valor aos ensinamentos de sua Igreja”.

Grande abraço a todos e que possamos nos preparar

Marcelo Bighetti

Posted by Picasa

Não passe tempo demais frente ao computador, deixe de estar sentado no sofá a ver televisão mais que o tempo suficiente para descontrair.

Trate da sua saúde, porque se não for você a tratar dela não será o seu vizinho.

Faça como elas, vá dar uma volta pelo parque, se não tiver espaço verde por perto, saia, e vá à volta da sua casa. Na pior das hipóteses, levante-se e vá dar uns pulinhos, mesmo dentro da sua residência.

Posted by Picasa

O BEM-ESTAR COMEÇA EM CASA

Quando cada vez mais se assiste a um desbaratar dos valores familiares por força do tipo de vida da sociedade de consumo onde estamos inseridos. Quando pouco ou nada é feito por parte dos poderes políticos para dignificar, valorizar e preservar esta instituição de base, torna-se necessário e urgente a divulgação da Proclamação ao Mundo, feita pela Primeira Presidência de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, não só como um alerta à sociedade, mas também como uma advertência para todas as populações e seus governantes, porque o Bem-estar de um Povo ou Nação, começa em casa, no Lar, no seio da Família.

A Família: Proclamação ao Mundo


A Primeira Presidência e o Conselho dos Doze Apóstolos de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias

Nós, a Primeira Presidência e o Conselho dos Doze Apóstolos de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, solenemente proclamamos que o casamento entre homem e mulher foi ordenado por Deus e que a família é essencial ao plano do Criador para o destino eterno de Seus filhos.

Todos os seres humanos - homem e mulher - foram criados à imagem de Deus. Cada indivíduo é um filho (ou filha) gerado em espírito por pais celestiais que o amam e, como tal, possui natureza e destino divinos. O sexo (masculino ou feminino) é uma característica essencial da identidade e do propósito pré-mortal, mortal e eterno de cada um.

Na esfera pré-mortal, os filhos e filhas que foram gerados em espírito conheciam e adoravam a Deus como seu Pai Eterno e aceitaram Seu plano, segundo o qual Seus filhos poderiam obter um corpo físico e adquirir experiência terrena a fim de progredirem rumo à perfeição, terminando por alcançar seu destino divino como herdeiros da vida eterna. O plano divino de felicidade permite que os relacionamentos familiares sejam perpetuados além da morte. As ordenanças e os convenios sagrados dos templos santos permitem que as pessoas retornem à presença de Deus e que as famílias sejam unidas para sempre.

O primeiro mandamento dado a Adão e Eva por Deus referia-se ao potencial de tornarem-se pais, na condição de marido e mulher. Declaramos que o mandamento dado por Deus a Seus filhos, de multiplicarem-se e encherem a Terra, continua em vigor. Declaramos também que Deus ordenou que os poderes sagrados de procriação sejam empregados somente entre homem e mulher, legalmente casados.

Declaramos que o meio pelo qual a vida mortal é criada foi estabelecido por Deus. Afirmamos a santidade da vida e sua importância no plano eterno de Deus.

O marido e a mulher têm a solene responsabilidade de amar-se mutuamente e amar os filhos, e de cuidar um do outro e dos filhos."Os filhos são herança do Senhor." (Salmos 127:3)Os pais têm o sagrado dever de criar os filhos com amor e retidão, atender a suas necessidades físicas e espirituais, ensiná-los a amar e servir uns aos outros, guardar os mandamentos de Deus e ser cidadãos cumpridores da lei, onde quer que morem. O marido e a mulher - o pai e a mãe - serão considerados responsáveis perante Deus pelo cumprimento dessas obrigações.

A família foi ordenada por Deus. O casamento entre o homem e a mulher é essencial para Seu plano eterno. Os filhos têm o direito de nascer dentro dos laços do matrimonio e de ser criados por pai e mãe que honrem os votos matrimoniais com total fidelidade. A felicidade na vida familiar é mais provável de ser alcançada quando fundamentada nos ensinamentos do Senhor Jesus Cristo. O casamento e a família bem sucedidos são estabelecidos e mantidos sob os princípios da fé, da oração, do arrependimento, do respeito, do amor, da compaixão, do trabalho e de atividades recreativas salutares. Segundo o modelo divino, o pai deve presidir a família com amor e retidão, tendo a responsabilidade de atender às necessidades de seus familiares e de protegê-los.A responsabilidade primordial da mãe é cuidar dos filhos. Nessas atribuições sagradas, o pai e a mãe têm a obrigação de ajudar-se mutuamente, como parceiros iguais. Enfermidades, falecimentos ou outras circunstâncias podem exigir adaptações específicas. Outros parentes devem oferecer ajuda quando necessário.

Advertimos que as pessoas que violam os convenios de castidade, que maltratam o cônjuge ou os filhos, ou que deixam de cumprir suas responsabilidades familiares, deverão um dia responder perante Deus pelo cumprimento dessas obrigações. Advertimos também que a desintegração da família fará recair sobre pessoas, comunidades e nações as calamidades preditas pelos profetas antigos e modernos.

Conclamamos os cidadãos e governantes responsáveis de todo o mundo a promoverem as medidas designadas para manter e fortalecer a família como a unidade fundamental da sociedade.

Essa proclamação foi lida pelo Presidente Gordon B. Hinckley como parte de sua mensagem na Reunião Geral da Sociedade de Socorro, realizada no dia 23 de setembro de 1995, em Salt Lake City, Utah.

CUIDADO COM O SAL

O sal é fundamental para a nossa sobrevivência, porém se consumido em excesso, traz problemas para a saúde, ele contem na sua composição o sódio, que intervem na manutenção do equilíbrio do corpo, controlando a quantidade de água que fica dentro e fora das nossas células, mantendo-as hidratadas para que elas funcionem bem.

O aumento do sódio no organismo provoca uma alteração nesse equilíbrio de líquidos e pode levar à hipertensão, ou seja ao aumento da pressão arterial, o que pode levar a enfarte e a acidente vascular cerebral.

Tome nota disto e pela sua saúde modere o consumo de sal.

Posted by Picasa

terça-feira, 20 de julho de 2010

Um bom pequeno-almoço desperta o nosso metabolismo, dando-nos a energia e a agilidade mental para funcionarmos no nosso melhor.

Posted by Picasa

CHILI DE TRIGO PARA 4 PESSOAS

INGREDIENTES

1 chávena (de chá) de trigo cozido

1 chávena (de café) de azeite

2 latas (Compal ou semelhante) de 420 gramas de feijão encarnado

1 cebola grande

2 dentes de alho

1 folha de louro

1/2 pimento vermelho

½ pimento verde

½ amarelo

2 cenouras médias

1 cubo de caldo knorr de legumes

1 lata de tomate em conserva ou 5 tomates maduros

1 colher de chá de cominho

1 colher de chá de tomilho

um pouco de manjericão, orégãos, etc.

1 lata de cogumelos (opcional)

ramo de salsa ou coentros

COMO SE FAZ

Num tacho salteia-se a cebola, os alhos, o louro a salsa, o caldo knorr, os pimentos em tiras, as cenouras em rodelas no azeite durante cinco minutos.

De seguida baixa-se o lume para o mínimo. Coloca-se os cominhos, tomilho, etc. Um pouco do caldo de cozer o trigo ou água e deixa-se estufar por mais cinco minutos.

A seguir junta-se o tomate sem pele e sem graínha em cubos, durante mais dez minutos.

Junta-se depois o feijão que ferve durante mais cinco minutos com um pouco mais de água.

Finalmente rectifique os temperos e acrescente o trigo cozido e deixe apurar durante mais cinco minutos.

Pode acompanhar o chili com arroz branco enfeitado com cubinho de pimentos restantes e coentros.

Posted by Picasa

segunda-feira, 19 de julho de 2010

A última mensagem de Baden Powell, fundador do Escutismo, dirigida aos Escuteiros mas que poderia ser dirigida a todo o mundo.

Caros escuteiros:

Se já vistes a peça Peter Pan, haveis de recordar-vos de como o chefe dos piratas estava sempre a fazer o seu discurso de despedida, porque receava que, quando lhe chegasse a hora de morrer, talvez não tivesse tempo para o fazer. Acontece-me coisa muito parecida e por isso, embora não esteja precisamente a morrer, morrerei qualquer dia e quero mandar-vos uma palavra de despedida. Lembrai-vos de que é a última palavra que vos dirijo, por isso meditai-a.

Passei uma vida felicíssima e desejo que cada um de vós seja igualmente feliz. Creio que Deus nos colocou neste mundo encantador para sermos felizes e apreciarmos a vida. A felicidade não vem da riqueza, nem simplesmente do êxito de uma carreira, nem dos prazeres. Um passo para a felicidade é serdes saudáveis e fortes enquanto sois rapazes, para poderdes ser úteis e gozar a vida quando fordes homens. O estudo da natureza mostrar-vos-á as coisas belas e maravilhosas de que Deus encheu o mundo para vosso deleite. Contentai-vos com o que tendes e tirai dele o maior proveito que puderdes.

Vede sempre o lado melhor das coisas e não o pior. Mas o melhor meio para alcançar a felicidade é contribuir para a felicidade dos outros. Procurai deixar o mundo um pouco melhor de que o encontrastes e quando vos chegar a vez de morrer, podeis morrer felizes sentindo que ao menos não desperdiçastes o tempo e fizestes todo o possível por praticar o bem. Estai preparados desta maneira para viver e morrer felizes - apegai-vos sempre à vossa promessa escutista - mesmo depois de já não serdes rapazes e Deus vos ajude a proceder assim.

O Vosso Amigo


Robert Baden Powell


Posted by Picasa

A Greenpeace está a divulgar o vídeo O Fundo da Linha

Para alertar para a destruição causada pela pesca de profundidade em águas internacionais. Este vídeo conta com o apoio de Sigourney Weaver e insta os governos de todo o mundo a adoptar medidas concretas e urgentes para defender a vida marinha que se esconde nas profundezas dos oceanos.
A Assembleia Geral das Nações Unidas voltou a abordar este tema e vai decidir os próximos passos relativamente à implementação da resolução 61/105. Esta resolução pede a tomada de medidas imediatas que administrem os stocks de peixe de maneira sustentável e que protejam os ecossistemas marinhos vulneráveis de práticas de pesca destrutivas.

A Greenpeace está na estrada para sensibilizar consumidores para as ameaças que os ecossistemas vulneráveis em alto mar enfrentam e pressionar os retalhistas a tomar a liderança e parar de comercializar espécies de peixe de profundidade. Estas grandes empresas têm o dever de garantir aos seus consumidores a sustentabilidade de todo o peixe que vendem e de não encorajar a destruição dos últimos refúgios de vida marinha do planeta.
Acreditamos que este vídeo é uma boa oportunidade para divulgar as ameaças que os ecossistemas das águas profundas enfrentam

http://links.mailing.greenpeace.org/ctt?kn=6&m=34312980&r=MTY3NTEzODkzMgS2&b=0&j=NjAwMDg4ODUS1&mt=1&rt=0

Posted by Picasa

sexta-feira, 9 de julho de 2010

DIETA COLORIDA

Uma dica que é muito divulgada por especialistas em nutrição é a dieta colorida, ou seja, usar alimentos de diversas cores na alimentação. Uma salada de legumes, grãos ou frutas de cores diferentes são uma ótima opção para ingerir uma grande gama de nutrientes.

Posted by Picasa

terça-feira, 6 de julho de 2010

A TERRA CONTINUA A AQUECER
Vai ser assim pelo menos durante uma semana, segundo afirmam os meteorologistas e hoje, dia 5 do mês de Julho de 2010 Portugal continuou debaixo de uma onda de calor pouco normal para o início do Verão, as temperaturas entre os 30 e 40 graus Celsius chegaram mesmo aos 50 na Freguesia de Amareleja, concelho de Moura, no Alentejo.

O aquecimento global do planeta Terra é cada vez mais sentido pelas populações, o clima sofre alterações anormais, veja-se o caso deste ano, onde os termómetros marcaram as mais elevadas temperaturas no Canadá, no Norte dos Estados Unidos, no Sul da Gronelândia, no Norte de África, no Sudoeste Asiático, na Sibéria e no Sul da Austrália.

Em contraste, as temperaturas atingiram valores mais baixos do que o normal no Sudeste dos Estados Unidos, na Ásia Central e na Europa Ocidental, tendo a Alemanha tido, este ano, o mês de Maio mais frio desde 1991.

Por outro lado é de salientar que o nosso planeta registou nos cinco primeiros meses deste ano as temperaturas mais elevadas desde 1880, data em que se começaram a registar sistematicamente as variações climatéricas.

A informação é de um relatório do norte-americano Centro Nacional de Dados do Clima.
Entre Janeiro e Maio, as temperaturas combinadas da terra e dos oceanos estiveram 0,68 graus Celsius acima da média do século XX, indicou, por seu lado, o Instituto de Meteorologia.

As consequências para estas alterações climáticas são aquelas sobejamente divulgadas pela comunicação social, com especial destaque para o derretimento dos glaciares e a consequente elevação do nível do mar, a maior ocorrência de fogos florestais, a falta de água potável, para além de diversos outros fenómenos associados.

Por tudo isto, é necessário, é urgente que façamos o que estiver ao nosso alcance para contrariar esta situação, tratando melhor este nosso lindo planeta azul.

Posted by Picasa

sábado, 3 de julho de 2010

Até quando permitiremos que esta situação aconteça? As vítimas não são apenas os animais e as plantas, as vítimas serão os próprios seres humanos que têm permitido que empresas mal geridas, dirigidas por homens gananciosos, não olhando a meios para atingirem os seus próprios fins, não invistam em meios de prevenção para o caso de ocorrer algo que corra mal com a sua atividade altamente lucrativa.

O resultado está à vista, e esta é apenas a ponta do icebergue, até onde chegará o derrame de petróleo que continua a ocorrer no Golfo do México e quais as consequências para o ser humano em todo o planeta ?

Ninguém é capaz de dar uma resposta conclusiva, esta é a verdade nua e crua !

Posted by Picasa

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Empadas de Trigo

1 hora

Ingredientes massa:

400gr farinha de trigo integral ou branca

2 gemas sal qb

1 dl água

150gr manteiga ou margarina

Ingredientes recheio:

1 cebola

3 dentes de alho

Azeite

300 gr Tomate ou polpa de tomate

500 gr Trigo inteiro, previamente cozido

salsa, sal, especiarias, q.b.

1. Massa: Dispõe-se sobre a pedra da mesa da cozinha, a farinha de trigo peneirada, dando-lhe a forma de coroa.

2. No centro deitam-se duas gemas e sal, e derrete-se a manteiga com a água e entorna-se sobre a farinha e os ovos que já devem estar bom incorporados na massa.

3. Amassa-se bem e depois apenas para ligar bem, dobra-se duas vezes a massa e deixa-se descansar até que seja precisa.

4. Recheio: Faz-se o refogado com a cebola, alho e o azeite. Quando a cebola está transparente junta-se o tomate e deixa-se cozer.

5. No final, incorpora-se o trigo cozido e os temperos. Deixa-se apurar.

6. Estenda a massa, forre as forminhas para queques com a massa, recheie e tape com uma tampinha de massa.

7. Leve ao forno. Pode pincelar com gema de ovo batida.

MEL

CONTRA-INDICAÇÕES

O mel, apesar dos seus benefícios, tem algumas contra-indicações: não deve ser consumido em excesso, pois resulta numa alta ingestão calórica, e não é indicado para crianças com menos de 1 ano de idade, pois pode estar contaminado com uma bactéria chamada Clostridium botulinum, que pode ser perigosa para os bebés, em função da imaturidade de seu sistema gastrointestinal.

Um piloto mostra a situação da costa da Louisiana.
É devastadora a situação. As praias de areia branca agora estão de cor acastanhada . Praticamente não há nada sendo feito para prevenir a entrada do óleo até Saint Louis. O piloto, que é da região, impressiona-se quando vê a grandiosidade do desastre e comenta que isto é só o começo.

Até quando vamos ficar impávidos e serenos ?

Desde 20 de Abril deste ano de 2010 que está a jorrar para o mar milhões de litros de petróleo motivado por avaria num dos poços explorados pela BP, BRITISH PETROLEUM.

É incompreensível que uma companhia usando a mais sofisticada tecnologia de exploração, não disponha de meios ainda mais sofisticados para resolver uma situação como a que está a ocorrer.

As mais graves consequências desta tragédia ambiental ainda estão para vir, a fazer fé nas notícias que começam a circular na comunicação social alternativa e que pouco ou nada são divulgadas para o grande público, por intermédio dos meios tradicionais.

A ganância do lucro sobrepôs-se aqui às necessárias medidas preventivas e os resultados começam a estar à vista.

Até quando vamos ficar impávidos e serenos perante a ameaça que temos pela frente ?