sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Portugal continua a investir nas energias renováveis

Portugal inaugurou hoje, 21 de Janeiro de 2011, mais um parque eólico, um investimento de 126 milhões de euros, desta vez em Montalegre, na região do Alto Tâmega. O novo parque é composto por 48 aerogeradores com uma potencia instalada de 96 megawatts que pode abastecer 150 mil habitações diariamente.

Portugal é hoje o segundo país europeu com o maior parque eólico instalado e o que dispõe da maior central solar do mundo.

O país continua apostado nas energias alternativas, as energias limpas, sendo que 1/6 do consumo nacional já é proveniente deste tipo de fontes energéticas.

Posted by Picasa

domingo, 9 de janeiro de 2011

UM EXEMPLO A SEGUIR

Em Portugal, a Câmara Municipal de Almeirim, vai avançar com um projeto de “bio-hortas” urbanas, num terreno com cerca de dois hectares, propriedade da autarquia.

Neste projeto ecológico está prevista a construção de um mercado semanal, bem como a confeção de uma refeição escolar a ser elaborada com produtos de agricultura biológica.

Um exemplo que deveria ser seguido por muitas outras Câmaras Municipais, as quais dispõem de bons terrenos com aptidão agrícola, muitos deles nos centros das cidades e que se encontram improdutivos, como é o caso, por exemplo, da Várzea de Setúbal.

Posted by Picasa

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Crianças até três anos não devem comer alface e espinafres

As crianças até aos 3 anos de idade não devem consumir grandes quantidades de alface e espinafres, uma vez que estes alimentos possuem compostos que interferem na capacidade de circulação do oxigénio no corpo.

A Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos alertou que o consumo de mais de 200 gramas por dia de alface e espinafres por crianças até aos 3 anos pode gerar alterações na hemoglobina.

De acordo com um comunicado do organismo europeu, em causa estão os nitratos destes legumes que são convertidos no organismo em nitritos diminuindo, desta forma, a capacidade de circulação do oxigénio.

No entanto, uma grupo de especialistas contactados pelo Diário de Notícias desconhece estes resultados, frisando mesmo que as doses analisadas são superiores às ingeridas habitualmente por uma criança.


Posted by Picasa