segunda-feira, 30 de abril de 2012

No aproveitar é que está o ganho
Com um pouco de imaginação e boa vontade pode fazer uma pequena horta familiar na varanda do seu apartamento.

quinta-feira, 26 de abril de 2012


Taxas nos parques naturais visam proteger zonas de acesso restrito - ICNB

A  presidente do Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade (ICNB) referiu hoje que a taxa para pedir autorização para visitar locais de acesso restrito dos parques naturais é um meio de proteger esses mesmos espaços.
Em declarações à Agência Lusa, Paula Sarmento começou por frisar que essas autorizações só são necessárias para se visitar as zonas "consideradas de proteção total", que no passado tinham acesso interdito.
"Considerámos que é muito difícil proteger, custear e preservar aquilo que não conhecemos de todo e, na revisão dos planos, temos estado a permitir que, mediante o cumprimento de algumas condições e de alguma capacidade de carga, pudéssemos ter acesso a essas zonas dentro de determinados limites", explicou.
A presidente do ICNB falava na sequência da manifestação convocada por um grupo de praticantes de caminhada e montanhismo contra a taxa de 152 euros que o ICNB cobra pelos pedidos de autorização para se visitar as áreas protegidas dos parques naturais.
O protesto dos praticantes de caminhadas e montanhismo está marcado para quarta-feira no parque natural Peneda-Gerês e no Parque e no Parque Natura das serras de Aires e Candeeiros.
Segundo Paula Sarmento, a "verificação das condições em que essas atividades de visitação são efetuadas implica a emissão de um parecer e é esse parecer que é referido com o valor de 152 euros".
A responsável explicou que o que o ICNB pretende também é "controlar a capacidade de carga, o número de pessoas que estão presentes em cada um dos sítios", e disse que a "análise que se faz é do percurso que se pretende efetuar".
A presidente do ICNB defendeu que a visita a essas áreas restritas "devia ser potenciada através de viagens organizadas por empresas de turismo de natureza" e frisou que os pedidos de parecer feitos por essas empresas "não são pagos de todo".
"Nesse contexto nem há pagamento de taxa rigorosamente nenhuma", sublinhou.
Paula Sarmento disse ainda que "em todas as zonas dos parques que não estejam abrangidas por este estatuto de conservação não há rigorosamente pagamento nem necessidade de parecer nenhum".

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Armazenamento Doméstico 2012 Mãos que Ajudam


Armazenamento de grãos em garrafas PET, um método simples que deve utilizar. Veja como se faz.

CRAVO NO LIMÃO 

Anotem essa RECEITA... e também divulguem para tantos quantos quiserem, para eliminar esses "bichinhos" intrusos.
Esta dica é ótima para quem fará as refeições ao ar livre, com uma Churrasqueira.
Cravos espetados em limão, afastam as moscas e os mosquitos.
Um repelente eficiente e barato.
Posso garantir que funciona mesmo.
O limão, quem diria, tão apreciado nas famosas Caipirinhas, não tem o mesmo prestígio entre as moscas e os mosquitos.
Aliado ao cravo, ajuda-nos a combater o Aedes Aegypt.
É um repelente de mosquitos O cravo-da-índia, espalhado por superfícies, é muito utilizado para afastar formigas.
Contra moscas e mosquitos era novidade, até que experimentei e fiquei admirado com os resultados.
Faça como na foto.
Enterre alguns Cravos em meio Limão.
Faça isso com 3 ou 4 limões e espalhe pela casa.
Mais uma arma para afastar os mosquitos e se prevenir contra a dengue, malária e outras doenças transmitidas por mosquitos.
Use também na geladeira para afastar maus odores.

" E se estiverdes preparados não temereis"
Veja e reveja esta reportagem levada a efeito em Setúbal - Portugal e aplique os seus ensinamentos na sua família, se entender que isso poderá ser importante.

terça-feira, 17 de abril de 2012

Veja bem o tempo que demora a natureza a decompor estes materiais

Quando deixar algum destes objetos abandonado no campo ou na praia, saiba que o seu inadvertido gesto está a poluir a Terra por muitos anos.

Veja nesta imagem alguns exemplos.

Sugerimos que sempre que vá para o campo ou para a praia, aproveite para trazer não só o seu lixo mas algum destes objetos que possa encontrar, de forma a depositar no recipiente de recolha adequado.

sábado, 14 de abril de 2012


Cerca de cem quilos de peixe morto foram encontrados esta sexta-feira  (13 de abril de 2012)  na Barragem do Caldeirão, no concelho da Guarda - Portugal
As causas de morte desta quantidade de peixes, de apenas uma espécie, são ainda desconhecidas, mas tudo indica que os animais tenham morrido de forma natural, devido a uma descarga da barragem, pelo que não foi necessário suspender a distribuição de água do concelho.
As fortes cargas de água, podem ter causado uma diminuição repentina dos níveis de oxigénio, levando à morte natural dos peixes.
O alerta foi dado ontem pelo Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente, mas só hoje os animais foram recolhidos.
POUPE ÁGUA ELA É UM BEM ESCASSO