sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

JÁ OUVIU FALAR EM RIOS VOADORES ?
Os rios voadores são correntes de ar que passam acima da nossa cabeça carregando humidade da Bacia Amazonica para o Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil. Boa parte dessa umidade pode ser transformada em chuva pelas condições meteorológicas. O projeto Rios Voadores, idealizado por Gérard Moss e patrocinado pelo Programa Petrobras Ambiental, busca identificar a origem do vapor de água transportado por esses correntes através da análise de amostras coletadas por avião. Os estudos são liderados por prof. Eneas Salati e contam com a participação do CENA, INPE e CPTec.
O termo “rio voador” é uma forma poética, mas ao mesmo tempo bem gráfica, de descrever um fenómeno real que tem um impacto significante em nossas vidas. Ao se encontrar com certas condições meteorológicas, como uma frente fria, por exemplo, essa humidade (que a gente nem percebe) pode ser transformada em chuva. Chuva que é de suma importância para nossa vida e para a economia do nosso país, irrigando as lavouras, enchendo os rios terrestres e as represas que fornecem nossa energia.
Por incrível que pareça, a quantidade de vapor de água transportada por esses rios voadores pode ser da mesma ordem de grandeza da vazão do rio Amazonas (200.000 m3/s). O projeto Rios Voadores coloca uma lupa neste processo, voando junto com os ventos, amostrando o vapor em busca de maiores explicações. A resposta está na Amazonia, na floresta amazonica. Margi Moss

Sem comentários:

Enviar um comentário