segunda-feira, 28 de março de 2011



BOMBAS DE SEMENTES


JUNTANDO O ÚTIL AO AGRADÁVEL


Estas bombas baseiam-se nas bolas de sementes antigas que eram utilizadas para semear culturas em locais com vegetação densa ou difíceis de alcançar. Estas bolas de sementes eram originalmente feitas com composto e argila.


O termo “bomba de sementes” ou "granada de sementes" foi usado pela primeira vez em 1973 por Liz Christy, quando iniciou a Guerrilla Gardening nos Estados Unidos, movimento que pretende combater a degradação dos espaços públicos urbanos.


As primeiras “granadas de sementes” foram feitas a partir de balões e bugigangas antigas de Natal e foram atiradas para lotes vazios em Nova Iorque de forma a melhorar a aparência dos bairros. Foi o início deste movimento que é seguido actualmente por um grande número de grupos e cidadãos por todo o mundo.


Richard Taylor, do movimento Guerrilla Gardening do Reino Unido, explica como estas bombas de sementes podem ser feitas em casa.


Devido ao sucesso da iniciativa, uma empresa do Reino Unido (Kabloom) tornou esta ideia num negócio. Esta empresa produz as bombas de sementes à mão, a partir de materiais reciclados como papel e caixas de ovos. Para além destes materiais contém composto, fertilizantes orgânicos e uma selecção de sementes. Estas “bombas” degradam-se ao longo do tempo possibilitando o crescimento das flores.


Quem não quiser perder tempo a construir as “bombas de sementes” mas quiser melhorar os espaços públicos, ou simplesmente o seu jardim, pode comprá-las. Por enquanto estão apenas disponíveis para venda no Reino Unido.

Sem comentários:

Enviar um comentário