sexta-feira, 11 de março de 2011

PRODUÇÃO ALIMENTAR PODERÁ SER AFETADA

As abelhas estão a ser dizimadas em várias regiões do mundo devido aos efeitos da poluição e ao uso de pesticidas, podendo ter graves consequências na produção alimentar, alerta um relatório das Nações Unidas.

O fenómeno da elevada mortalidade das abelhas é sobretudo visível nos países industrializados do hemisfério norte do planeta, refere o documento do Programa das Nações Unidas para o Ambiente (PNUA), citado pelas agências internacionais de notícias.

Entre os factores que explicam a redução do número destes insectos estão o uso de pesticidas, a poluição atmosférica, a redução do número de plantas com flor e de apicultores na Europa.

O número de colónias de abelhas caiu de 10 a 30% nos últimos anos na Europa, cerca de 30% nos Estados Unidos e mais de 85% no Médio Oriente.

O relatório da ONU lembra que o desaparecimento das abelhas pode ter graves consequências na produção alimentar, uma vez que a maioria das culturas agrícolas são polinizadas por abelhas. Aliás, só na Europa há cerca de quatro mil espécies de vegetais que existem porque são polinizadas.

"O facto é que em cem espécies vegetais que fornecem 90% dos alimentos do mundo, mais de 70% são polinizados por abelhas", declarou o direitor-executivo do PNUA, Achim Steiner, numa conferência de imprensa de apresentação do relatório.

Contudo, os cientistas não chegaram a medir o impacto directo da mortalidade das abelhas nas culturas de frutas e de legumes.


Posted by Picasa

Sem comentários:

Enviar um comentário