Benefícios do Mel
O mel é tudo de bom. Este saboroso alimento, que pode ser apreciado com cereais, leite, iogurte, frutas e pão, possui propriedades terapêuticas que são conhecidas desde os tempos mais remotos. O produto fabricado pelas abelhas não serve apenas para satisfazer o paladar: ele também pode ser utilizado para cuidar da saúde do organismo e trazer mais vitalidade para o dia-a-dia.
O que o faz tão poderoso? Propriedades como ação bactericida, anti-séptica, cicatrizante e também revigorante.
Além de açúcares (glicose e frutose), esse líquido viscoso, de cor castanho-amarelada, é composto por vitaminas do complexo B, C, D e E, minerais (cálcio, cobre, ferro, magnésio, fósforo e potássio, entre outros) e um teor considerável de antioxidantes (flavonóides e fenólicos).
Fabricado a partir do néctar das plantas, o mel é um alimento altamente estável e energético. O sabor e a coloração variam conforme a florada. Porém, as propriedades terapêuticas estão presentes em qualquer tipo de mel puro.
Mel para a saúde
Quando o assunto é gripe, resfriado, tosse ou dor de garganta, não há quem não receite o mel como um remédio milagroso. E acredite: ele não é benéfico apenas para o alívio desses males. Estudos mostram que ele é bom auxiliar no tratamento de doenças do coração, problemas pulmonares, de visão e até em tratamento de anemias.
E não pára por aí. Como contém alto teor de fibras solúveis, funciona como regulador intestinal e facilitador da digestão.
Devido às suas propriedades anti-microbianas e anti-sépticas, ele também é muito utilizado para prevenir infecções e ajudar na cicatrização de feridas. Além disso, o mel possui oligo-minerais (como selênio, manganês, zinco, cromo, alumínio) que contribuem para o bom funcionamento do nosso corpo.
É considerado também uma fonte de energia. A frutose presente no mel é guardada no fígado na forma de glicogênio para ser utilizada quando o organismo precisar.
Por tudo isso, você vai concordar: vale a pena trocar as colheradas de açúcar pelas de mel. Mel é saúde.
Sem comentários:
Enviar um comentário