sexta-feira, 18 de junho de 2010


O trigo

O trigo é um cereal básico para a civilização: o seu cultivo segue paralelo à história da antiguidade e da modernidade. E é utilizado principalmente como base de farinhas para fabricar um alimento essencial, o pão. Na Internet, a busca do trigo rapidamente leva a sites que nos falam de sua importância. Para começar, é a matéria-prima do pão em grande parte do mundo. E seus historiadores afirmam que é cultivado pelos seres humanos há dez mil anos.

Este cereal, acrescenta o site sobre a história do trigo, é uma fonte fundamental de nutrientes e energia para nossa civilização. Um site sobre o cultivo do trigo nos recorda que se trata de uma planta da família das gramíneas, da qual existe uma grande variedade. Entretanto, as mais utilizadas são a Triticum durume o Triticum compactum. “E o trigo para farinha heplaxóide chamado Triticum aestivum é o cereal utilizado para fabricar pão mais cultivado no mundo”, acrescenta o site.

Já no site O trigo são definitivos: “O trigo é a planta mais amplamente cultivada no mundo. O trigo que cresce na terra pode, inclusive, superar a quantidade de todas as demais espécies produtoras de sementes, silvestres ou não. Cada mês é feita uma colheita de trigo maduro em algum lugar do mundo. É a colheita mais importante dos Estados Unidos e do Canadá e cresce em extensas áreas em quase todos os países da América Latina, Europa e Ásia.

No leste do Iraque, acrescentam, foram encontrados grãos carbonizados de trigo com mais de seis mil anos. O trigo, da mesma forma que outros cereais, como o arroz na Ásia ou o milho em certas regiões da América Latina, foi um detonante essencial das civilizações. A grande virtude desse grão é que pode ser moído, uma tarefa que se realizou desde a antiguidade, com moendas de pedra, e que teve seu momento mais romântico nos moinhos de vento.

Atualmente, o trigo é um alimento fundamental para a humanidade, que o consome em grande parte da superfície do planeta. Talvez por essa razão sua taxinomia seja objeto de estudo e os pesquisadores analisem as melhores maneiras de cultivá-lo. A Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) destaca sua importância como nutriente da humanidade. E, mais ainda, este cereal move um ativo mercado. Tudo parece indicar que a produção de trigo no mundo é suficiente, mas nem sempre está bem repartida.
Posted by Picasa

Sem comentários:

Enviar um comentário