sábado, 19 de junho de 2010

PROVAVELMENTE, VALERÁ A PENA LER, MEDITAR E AGIR ...

Se quiser comer carne, lembre-se da “Palavra de Sabedoria” que recomenda que o deve fazer moderadamente em tempos de frio ou de fome. (D&C 89)

Porém, tenha em atenção o seguinte, o consumo de carne tem para além de outros os seguintes inconvenientes de ordem ecológica.

- Se consumíssemos os grãos que plantamos em vez de os dar aos animais, a escassez de alimentos, a nível mundial desapareceria quase como da noite para o dia. 100 acres produzem carne para 20 pessoas, mas trigo suficiente para alimentar 240.

- Metade das florestas tropicais do mundo foram substituídas por pasto para o gado.

- As queimadas feitas com o intuito de crescer pasto são responsáveis por 20% dos gases que provocam efeitos de estufa.

- Todos os anos cerca de 1 000 espécies são extintas devido à destruição de florestas tropicais.

- Nos Estados Unidos, 260 milhões de acres de florestas foram cortados, cedendo espaço a lavouras destinadas a alimentar o gado para que as pessoas possam comer carne.

- Milhões de toneladas de grãos são destinadas, por ano, à alimentação de animais, para que alguns se alimentem, enquanto 500 milhões de outras pessoas vivendo em países carenciados passam fome.

- A cada seis segundos uma pessoa morre de fome (60 milhões por ano) porque a maioria da população mundial não vive sem carne.

- A quantidade de água potável diminui, sendo que as fazendas de criação de gado são responsáveis pelo consumo significativo deste precioso bem. Para além de os produtos derivados da carne serem os maiores poluidores da água.

Por tudo isto e muito mais, vale a pena repensar no nosso tipo de alimentação.

Para finalizar, lembro que a Revista Visão (portuguesa) publicou um excelente artigo , com honras de capa, intitulado “Pecado da Carne” que quem o leu, certamente ficou com pouca vontade de consumir carne, a não ser parcamente.

pecado da carne

O artigo da autoria de Patrícia Fonseca na revista Visão n.º 869, intitulado "Os pecados da carne", cujo lead transcrevemos a seguir:


"Mais de 75% das doenças surgidas na última década estão comprovadamente relacionadas com os animais que comemos. Entre as crises mediáticas, como a das «vacas loucas» ou a da «gripe suína», há um dia-a-dia de perigos silenciados - em nome da satisfação dos consumidores, que comem cada vez mais carne, mas também do lucro de produtores e distribuidores. As autoridades de vigilância são as primeiras a admitir que a detecção de ingredientes proibidos é «complexa» - num reconhecimento implícito de que a saúde dos consumidores continua em risco."

O artigo é extenso e incide sobretudo nos efeitos perniciosos para a saúde do consumo excessivo de carne aliado à sua produção intensiva, mas aborda também os efeitos ambientais da pecuária de "produção maciça" e questões relacionadas com o bem estar dos animais.

Agora que está mais bem informado será que dá para perceber porque queremos desenvolver este espaço que dá pelo nome de mormolândia ?

Sem comentários:

Enviar um comentário