terça-feira, 27 de julho de 2010

Estamos sob temperaturas anormalmente altas em Portugal

Embora saibamos que estamos no Verão, hoje, dia 27 de Julho de 2010, está a ser divulgado pelas televisões nacionais, imagens de 17 incêndios que estão em fase de rescaldo ou ainda bem ativos, especialmente a norte do país, embora o mais grave tivesse ocorrido perto de Alcácer do Sal, no Distrito de Setúbal, a sul do país.

Os registos da meteorologia nacional apontam para uma situação anormal, atendendo que há mais de cem anos não se registavam temperaturas tão elevadas em Portugal, com os termómetros a marcarem os 40 graus centígrados.

As temperaturas altamente elevadas, são um perigo para a densa mancha florestal portuguesa, este ano mais vulnerável, atendendo a que o Inverno foi bastante chuvoso e como tal os matos cresceram bem e agora encontram-se secos ocasionando a eclosão de vários incêndios que estão a ser combatidos por um exército de cerca de 10 000 bombeiros, apoiados por duas mil viaturas de combate aos fogos e por cerca de seis dezenas de meios aéreos, helicópteros ligeiros e pesados e aviões.

As autoridades nacionais dizem ser ainda cedo para se afirmar que se está perante uma onde de calor, porém, o facto é a realidade sentida por todos e os registos da meteorologia.

Solicita-se a todos que não façam fogueiras nas florestas, evitem fazer lume nas zonas florestais seja sob que pretexto for e não deite pontas de cigarros para o chão, as autoridades terão tolerância zero para com os prevaricadores.

Em caso de incêndio florestal ligue de imediato para os números de emergência 112 ou 117

Posted by Picasa

Sem comentários:

Enviar um comentário