terça-feira, 6 de julho de 2010

A TERRA CONTINUA A AQUECER
Vai ser assim pelo menos durante uma semana, segundo afirmam os meteorologistas e hoje, dia 5 do mês de Julho de 2010 Portugal continuou debaixo de uma onda de calor pouco normal para o início do Verão, as temperaturas entre os 30 e 40 graus Celsius chegaram mesmo aos 50 na Freguesia de Amareleja, concelho de Moura, no Alentejo.

O aquecimento global do planeta Terra é cada vez mais sentido pelas populações, o clima sofre alterações anormais, veja-se o caso deste ano, onde os termómetros marcaram as mais elevadas temperaturas no Canadá, no Norte dos Estados Unidos, no Sul da Gronelândia, no Norte de África, no Sudoeste Asiático, na Sibéria e no Sul da Austrália.

Em contraste, as temperaturas atingiram valores mais baixos do que o normal no Sudeste dos Estados Unidos, na Ásia Central e na Europa Ocidental, tendo a Alemanha tido, este ano, o mês de Maio mais frio desde 1991.

Por outro lado é de salientar que o nosso planeta registou nos cinco primeiros meses deste ano as temperaturas mais elevadas desde 1880, data em que se começaram a registar sistematicamente as variações climatéricas.

A informação é de um relatório do norte-americano Centro Nacional de Dados do Clima.
Entre Janeiro e Maio, as temperaturas combinadas da terra e dos oceanos estiveram 0,68 graus Celsius acima da média do século XX, indicou, por seu lado, o Instituto de Meteorologia.

As consequências para estas alterações climáticas são aquelas sobejamente divulgadas pela comunicação social, com especial destaque para o derretimento dos glaciares e a consequente elevação do nível do mar, a maior ocorrência de fogos florestais, a falta de água potável, para além de diversos outros fenómenos associados.

Por tudo isto, é necessário, é urgente que façamos o que estiver ao nosso alcance para contrariar esta situação, tratando melhor este nosso lindo planeta azul.

Posted by Picasa

Sem comentários:

Enviar um comentário